sexta-feira, 23 de abril de 2010

Uma bela reflexão sobre Missões

Uma certa vez, em uma aldeia, havia um rio que ninguém ousava tomar banho nele, pois era muito fundo e a correnteza era forte. Um certo dia um garoto aproximou-se do rio e resolveu entrar. Em poucos instantes o garoto estava gritando por socorro, pois começou a afogar-se. Toda a aldeia veio para ver o que estava acontecendo, mas ninguém ousou entrar. De repente veio uma mulher gritando e chorando pois era o seu filho que estava na água... Um homem vendo o desespero daquela mãe, resolveu entrar para resgatar o garoto, mas impôs uma condição, ele amarraria uma corda em sua cintura e as pessoas que estavam às margens teriam que segurar a outra ponta e puxarem-na assim que ele alcançasse o garoto. E, eles aceitaram a proposta.
Chegando no meio do rio o homem conseguiu agarrar o garoto e gritou para que as pessoas os resgatassem puxando a corda, mas a multidão que estava à margem discutia de quem era a obrigação de segurar a corda. Outros discutiam sobre quem pagaria a corda caso ela fosse arrastada junto com aquele homem. Com isso esqueceram-se de segurar a corda, e os dois foram vencidos pela correnteza... e afogaram-se. Quando deram fé, era tarde demais.
Este rio representa o mundo, o garoto, as pessoas perdidas sem Jesus, o homem que foi resgatar representa o missionário, e as pessoas que estavam à margem do rio a igreja. Eu não sei onde você se encaixa nesta história, mas reflita nela, pense sobre o que você tem feito por quem está lá, na outra ponta da corda!
“Missões se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos que oram e com as mãos dos que contribuem”. Não com a filosofia dos que discutem.**Um grande abraço!!!

sábado, 17 de abril de 2010

Igreja de Cristo em Pau dos Ferros realizou quinta- feira 15 de abril o Culto de Missões Regional

Nesta quinta feira 15 de abril, a Igreja de Cristo em Pau dos Ferros esteve reunida para o Culto de Missões regional, como você vê na imagem acima, a Casa de Oração estava Cheia. Foi um grande trabalho, e esteve conosco o Pr. Gesilau Rocha da Igreja de Cristo em Umarizal que ministrou a palavra de Deus e algumas pessoas aceitaram a Jesus. Deus também operou curando e derramando o seu poder. Veja outras fotos desse maravilhoso Culto:

Irmã Diana no momento em que fazia a Leitura devocional

A Irmã Jeruza orando agradecendo a Deus Pela Palavra Lida

O Pastor Luis Carlos foi quem dirigiu a Reunião

Irmão Alisom Dirigente do nosso Ponto de Pregação no Bairro Manoel Deodato, no momento em que apresentava o seu Louvor

Irmã Luciene apresentando a Deus o seu Cantico

Grupo Nova Geração Louvando ao Senhor

Grupo Rosa de Sarom Cantando e louvando ao Senhor
Pr. Luis Carlos minitrando o seu cantico de adoração a Deus



Irmã Ceição da Igreja de Cristo em Umarizal Também Veio participar da festa e apresentou o seu louvor ao Senhor.
Pr. Gesilau Rocha da Igreja de Cristo em Umarizal Ministrando a palavra
Momento em que Deus operava no meio de seu povo, o poder de Deus desceu sobre o seu povo nesta hora

Final da reunião, momento em que as pessoas aceitavam a Jesus

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Compreendendo os tempos...

Eu considero muito importante discernirmos o tempo, a dispensação em que vivemos. Não podemos perder o passado de vista, pois ele é o alicerce do presente Não podemos negligenciar o amanhã, por ser a nossa esperança, também não podemos perder o "hoje", pois, o hoje é nossa realidade, é a boa terra para semearmos para o nosso futuro. A Bíblia nos diz na carta aos Hebreus 3:12 que o tempo de Deus se chama HOJE Hebreus 3:12 Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; 13 pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado 14 Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até ao fim, a confiança que, desde o princípio, tivemos 15 Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação? Isto é muito interessante HOJE é o nome do tempo de Deus. É como se Deus, por sua magnífica Onisciência, fundisse aquilo que fomos, que somos ou poderemos nos tornar, e dissesse: HOJE, quando ouvires a minha voz não endureça o seu coração Ou seja, HOJE, a respeito das lembranças do passado, da vida presente e dos propósitos futuros, quando ouvirdes a voz do Senhor teu Deus não endureça o teu coração HOJE Seja perdoado e perdoe a si mesmo e aos outros relativo ao seu passado, HOJE Descanse na minha magnífica presença e HOJE Confie no teu Deus quanto ao futuro Relaxe amoleça o seu coração, seja obediente e entraras no descanso de Deus Ninguém, nem mesmo Deus pode mudar o seu passado, mas Deus pode mudar você no que diz respeito ao seu passado Ele te perdoa Pronto, está feito, pelo poder do sacrifício de Jesus Cristo, o seu passado continua o mesmo, mas você não é mais o mesmo, é uma nova criatura.
E o futuro? O futuro é um mistério e está nas mãos de Deus, mas um dia, quando o futuro se transformar no presente, Deus o confiará em suas mãos, será o seu presente, um tempo de colher e de plantar. O Senhor nosso Deus planejou toda espécie de bondade e felicidade para o nosso futuro, mas esse futuro depende radicalmente da forma que reagimos ao presente, daquilo que plantamos aqui e agora Jeremias 29:11 Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais? O presente tem duas faces, uma passiva e outra ativa, que também podem ser chamadas de "receber e dar, colher e plantar". Na face passiva do presente colhemos de Deus aquilo que plantamos no passado. Na face ativa nós reagimos de forma negativa ou positiva, obediente ou desobediente, ou simplesmente não reagimos quando recebemos de Deus o resultado daquilo que plantamos no passado. O nosso comportamento com o presente determinará a nova colheita no futuro É um novo plantio Eclesiastes 11:4,6 Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Grupo de Louvor Rosa de Sarom da Igreja de Cristo em Pau dos Ferros

Este é o Grupo de Louvor Rosa de Sarom da Igreja de Cristo em Pau dos Ferros, um grupo formado por mulheres que louvam ao Senhor. Este Grupo vem realizando um importante trabalho na área do louvor, vem sempre crescento e despertando cada vez mais mulheres para louvar ao Senhor.

Aconteceu em Pau dos Ferros o XXI Encontro de Mulheres da Região Oeste RN PB BA

Pau dos Ferros recebeu mais um evento da Igreja de Cristo, desta vez foram as mulheres que relizaram o seu encontro, que aconteceu na UERN de Pau dos Ferros no periodo de 1 a 4 de abril deste ano de 2010. Foi um Grande Trabalho que contou com o apoio das sociedades de mulheres de toda a região além do apoio da Igreja de Cristo em Pau dos Ferros. Deus operou grandemente muitas vidas foaram abênçoadas.
Irmã Carmem Lúcia no momento em que ministrava a palavra de Deus aos corações. Gropo de Louvor da Igreja de Cristo em Olho Dágua do Borges apresentando o seu louvor.Grupo Rosa de Sarom da Igreja de Cristo em Pau dos Ferros Louvando ao Senhor.Irmã Neide veio de Olho dágua da Bica e Participou louvando ao Deus todo Poderoso.Cantora Ana Paula ministrado o seu louvor e abençoando vidas.Irmã Ustânia apresentando o seu louvor.O auditorio da UERN estava cheio
Veja o final do auditorio totalmente cheio. O departamento feminino está de parabéns pelo trabalho realizado com êxito.

quinta-feira, 25 de março de 2010

O batismo nas águas

O batismo nas águas
O batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que crê. O batismo não salva, mas acompanha a salvação. Quem pode se batizar? Como se batiza?

É uma ordenança de Jesus

O batismo é uma ordenança clara de Jesus para todo aquele que crê:

"Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo" (Mt.28:19).

Selo da fé

O batismo deve ser visto como um selo da justiça que vem pela fé, e evidentemente deve seguir a fé, como determinam as palavras finais de Jesus que se encontram registradas no evangelho de Marcos: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Mc. 16:15,16). Esta é a razão porque não batizamos e nem tampouco validamos o batismo de crianças; é necessário crer primeiro e então se batizar. Obedecemos o princípio bíblico de consagrar os filhos ao Senhor, mas só os batizamos depois que puderem crer e professar sua fé.

É a circuncisão do coração

No Velho Testamento, os judeus tinham como selo de sua fé a circuncisão; no Novo Testamento a circuncisão foi suprimida, sendo vista simbolicamente no batismo: "Nele também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados juntamente com ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos" (Cl.2:11,12). Hoje, esta circuncisão acontece no coração (Rm.2:28,29), e Paulo a relaciona com o batismo.

O batismo não salva, mas acompanha a salvação

O batismo não salva ninguém. Jesus disse que quem crer (e for batizado por crer) será salvo e quem não crer será condenado; note que ele não disse "quem não for batizado será condenado", mas sim "quem não crer". O batismo segue a fé que nos leva à salvação, mas ele em si não é um meio de salvação. Que o diga aquele ladrão que foi crucificado com Cristo e a quem Jesus disse que estaria com ele ainda aquele dia no paraíso (Lucas 23:39 a 43); ele somente creu e nem pôde ser batizado, mas não deixou de ser salvo por isto. O batismo, portanto, não salva, mas nem por isso deixa de ser importante e necessário; aquele ladrão não tinha condições de passar pelo batismo, mas alguém que crê deve obedecer à ordenança de Cristo e ser batizado, caso contrário estará em deliberada desobediência a Deus. Podemos dizer que o batismo é parte do processo de salvação, mas não que ele em si salve; o apóstolo Pedro escreveu o seguinte acerca do batismo: "não sendo a remoção da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, por meio de Jesus Cristo" (I Pedro 3:21).

É uma identificação com Cristo

O batismo tem um significado; além de ser um testemunho público da nossa fé em Jesus, ele fala algo. Na verdade é o meio através do qual externamos que tipo de fé temos depositado em Jesus Cristo. Quando falamos sobre a fé em Jesus, não nos referimos a crer que Ele EXISTE; é mais do que isto! A maioria das pessoas crêem que Jesus existe mas não entendem o que Ele FEZ. São duas coisas completamente diferentes; o que nos salva da perdição eterna e da condenação dos pecados é a obra de Cristo na cruz em nosso lugar.

Ao morrer na cruz, o Senhor Jesus não morreu porque mereceu morrer; pelo contrário, como justo e inocente, Ele nos substituiu, sofrendo o que nós deveríamos sofrer a fim de que recebêssemos a salvação de Deus.

Há dois elementos básicos na fé que nos salva: identificação e apropriação. É importante entender cada um deles dentro do simbolismo do batismo.

Identificação é o aspecto da fé que nos faz ver que Jesus assumiu a nossa posição de pecado, para que assumíssemos a posição de justiça d’Ele (II Co.5:21). A Bíblia declara o seguinte: "Porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus" (Cl.3:3). Quando Deus nos olha, ou Ele nos vê sozinhos em nossos pecados, ou nos vê através de Jesus Cristo, que já pagou por eles. A fé nos coloca com Jesus na cruz, crucificados com Ele; nos coloca no túmulo, sepultados com Ele; nos coloca ainda nos céus, à direita de Deus, ressuscitados com Cristo! É quando nos vemos n’Ele, entendendo o sacrifício vicário do Filho de Deus, que passamos a ter direito ao que Cristo fez; esta é a hora do segundo passo: apropriação.

Apropriação é o aspecto da fé que torna meu aquilo que já vi realizado em Jesus. É quando entendemos que não somos salvos pelas obras, mas sim pela graça, mediante a fé e nos apropriamos disto. Paulo escreveu a Timóteo e lhe disse: "toma posse da vida eterna" (I Tm.6:12).

O batismo, é o nosso testemunho da identificação com Cristo; ele revela não apenas que eu tenho fé, mas que tipo de fé eu tenho. Veja o que as Escrituras dizem: "Ou, porventura, ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos para a glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida" (Rm.6:3,4). Quando imergimos alguém na água, estamos simbolicamente declarando que esta pessoa foi sepultada com Jesus, e ao levantarmos esta pessoa das águas, estamos reconhecendo que ela já ressuscitou com Cristo para viver uma nova vida. Portanto, o batismo é onde reconhecemos que tipo de fé temos; uma fé que se identifica com Cristo e sua obra realizada na cruz.

Quem pode se batizar?

Para quem é o batismo? A explicação anterior responde esta indagação: para todo aquele que se identifica pela fé com o sacrifício de Cristo na cruz. Depois de ter reconhecido por fé a obra de Cristo, quando a pessoa passa a estar apta para o batismo? Quanto tempo ela tem que ter de vida cristã para poder se batizar? A Bíblia responde com clareza estas questões. Em Atos 8:30 a 39, lemos acerca do primeiro batismo cristão apresentado em maiores detalhes na Bíblia. Neste texto, temos um modelo para a forma de batismo, e ali vemos que já na evangelização o batismo era ensinado aos novos convertidos, o que nos faz saber que ninguém deve demorar para se batizar após ter feito sua decisão de servir a Jesus. Além disso, vemos também qual é o critério para que alguém se batize; quando o etíope pergunta: "Eis aqui água, que impede que eu seja batizado?" a resposta de Felipe vem trazendo luz sobre o requisito básico para o batismo: "É lícito, se crês de todo coração" (Atos 8:36,37). Quando a pessoa foi esclarecida sobre a obra (e não só a pessoa) redentora de Jesus Cristo, e crê de todo o coração (sem dúvida acerca disto), ela está pronta para ser batizada.

Quando se batiza o novo convertido?

Não há data estabelecida, somente os critérios que o recém convertido deve apresentar. No caso de Filipe e o etíope, foi bem rápido!

Como se batiza?

A palavra "baptismos" no grego significa: "imergir; mergulhar; colocar para dentro de". No curso da história, por várias razões, apareceram outras formas de batismo, como aspersão e ablução (banho); entretanto, como o batismo é uma identificação com Cristo em sua morte e ressurreição, e é exatamente isto que a imersão significa, não praticamos outras formas de batismo.

Quando Felipe batizou o etíope, eles pararam em um lugar onde havia água. A Bíblia diz que ambos entraram na água (At.8:38,39). Certamente aquele eunuco viajava abastecido com água potável; se fosse o caso de praticarem a aspersão havia água suficiente naquela carruagem para isto, mas batizar é imergir! Não foi à toa que João Batista se utilizou do rio Jordão para batizar. Depois, mudou o local de batismo para Enom, perto de Salim, e razão para isto é descrita pelo apóstolo João em seu evangelho: "porque havia ali muitas águas" (João 3:23).

Não há lugar específico para o batismo. Pode ser realizado em um batistério, mas também batizamos em rios, piscinas, e onde houver água suficiente para a imersão...

Além da água, é necessário alguém que ministre o batismo ao novo-convertido, uma vez que não existe auto-batismo na Bíblia. E quem pode batizar? Quem tem autoridade para isto? Só o pastor? Não! A ordenança de Jesus é clara: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo"(Mt.28:19). Jesus mandou fazer discípulos e depois batizá-los. A ordem já subentende que quem faz o discípulo tem autoridade para batizá-lo. Felipe era apenas um diácono, fazendo o trabalho de evangelista; não era o pastor de igreja nenhuma, e batizou! Paulo disse aos coríntios que não havia batizado quase ninguém entre eles; entendemos que mesmo se tratando de seus filhos na fé, ele provavelmente tenha passado esta tarefa a outros cooperadores, que não eram pastores. Em nossa igreja, os pastores conduzem o batismo por uma questão de ordem, mas não porque só pastores possam batizar. Assim como os pastores pregam e isto não quer dizer que só eles possam pregar, assim também é com o batismo.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Igreja de Cristo em Pau dos Ferros realiza mais um Batismo

No dia 6 de março a Igreja de Cristo em Pau dos Ferros realizou mais um batismo nas águas, um grupo de 7 irmãos desceram as águas batismais testemunhando e confirmando a fé em Jesus Cristo. O Batismo aconteceu na barragem de Pau dos Ferros e teve como oficiante o Pr. Francisco Gomes da Igreja de Cristo em Riacho de Santana.
A noite aconteceu o culto de gratidão em nossa Casa de Oração pelas vidas que foram restauradas por Cristo Jesus e também foram entregues os Certificados aos irmãos que foram Batizados. O Pr. Francisco Gomes Também Recebeu um Certificado por ter sido o oficiante do Batismo.

Grupo de Irmãos na barragem, local do Batismo.

Irmão Fabiano fruto da Conferência Evangelistica "Jesus, o Único Caminho", no momento em que era Batizado pelo Pr. Francisco.

Pr. Luis Carlos da Igreja de Cristo em Pau dos Ferros, Feliz por presenciar mais um Batismo em seu periodo de Pastoreio em Pau dos Ferros.

sábado, 6 de março de 2010


A lição do sapo e o pessimismo


Era uma vez uma corrida de sapinhos. Eles tinham que subir uma grande torre, e atrás havia uma multidão, muita gente para vibrar com eles. Começou a competição. A multidão dizia: - Não vão conseguir, não vão conseguir!


Os sapinhos iam desistindo um por um, menos um que continuava subindo. Aí aclamava a multidão: - Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir! E os sapinhos iam desistindo um por um, menos um que subia tranqüilo.


Ao final da competição, todos desistiram menos aquele. Todo mundo queria saber o que aconteceu, e quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, ficaram sabendo que ELE ERA SURDO.


Moral da estória:
Quando a gente quer fazer alguma coisa que precise de coragem não se deve escutar as pessoas que falam que você não vai conseguir.


Que seu dia seja proveitoso, produtivo e, principalmente, harmonioso e feliz...Não permita que pessoas com o péssimo hábito de serem negativas derrubem as melhores e mais sábias esperanças de seus corações!!!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Fé É a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que o não possamos ver diante de nós.

Andar com fé.
É saber que cada dia é um recomeço
É ter certeza que os milagres acontecem
E que os sonhos podem se realizar

Andar com fé
É saber que temos asas invisíveis
É fazer pedido a Deus
É abrir as mãos para o céu

Andar com fé
É olhar sem temor,
as portas do desconhecido
ter a inocência dos olhos da criança
a lealdade do amigo
a beleza da mão estendida
para dar e receber

Andar com fé

é usar a força e a coragem
que habitam dentro de nós
quando tudo parece acabado

Andar com
é saber que temos tudo a nosso favor,
é compartilhar as bênçãos multiplicadas,
é saber que sempre seremos surpreendidos,
com presentes do Pai amoroso,
é a certeza de que o melhor sempre acontece.
E que tudo aquilo que almejamos está totalmente ao nosso alcance.
Basta andar com fé.

PS – Fé é a convicção segura de que alguma coisa que nós queremos vai acontecer. É a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que o não possamos ver diante de nós.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

A Fé Perfeita em Deus


Texto Bíblico – Hb 11.1- 40

INTRODUÇÃO

A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem (Hb 11.1).

Objetivamente compreendida, a fé é a substância, a essência e a realidade objetiva.

A fé é a essência das coisas esperadas. A fé da substância às nossas esperanças.

A fé garante as bênçãos que esperamos. A importância objetiva da fé nos habilita a nos apegarmos e possuirmos as realidades daquilo que Deus nos prometeu.


Antes mesmo que a promessa se cumpra a esperança está sempre a olhar para o futuro, mas a fé se apega á sua realidade no presente, e através da operação da fé, Deus chama as coisas que não são como se já fossem (Rm 4.17).

Pela fé, coisas que ainda não existem no mundo físico tornam-se substanciais e reais no reino do espírito.


A fé e a esperança estão intimamente relacionadas.

A esperança tem o seu fundamento de acordo com aquilo que Deus prometeu. A fé espera confiantemente o que é prometido.

A fé é uma expressão da confiança nas promessas de Deus.


A fé se apega no presente à realidade daquilo que Deus prometeu. Já a esperança tem a certeza que isto acontecerá no futuro. Conforme Paulo escreveu a Tito em 1.2 - “Em esperança da vida eterna a qual Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos dos séculos”. E em Marcos 11.24 – “Tendes fé em Deus”.

O apóstolo Paulo ao escrever sua carta aos Coríntios exortou-os a não estarem atentos às coisas que se vêem, mas às que se não vêem.

Porque as que se vêem são temporárias e as que se não vêem são eternas. (2 Co 4.18).


Assim procedendo estamos andando por fé (2 Co 4.7). E acrescentou “Mas como está escrito: as coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o ama. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, se não o espírito do homem que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo mas o Espírito que provém de Deus para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus ” (1 Co 2.9-12).


DESENVOLVIMENTO

Queremos comentar neste assunto sobre a fé a cerca de três homens de Deus que viveram antes do dilúvio – Abel, Enoque e Noé, os quais foram exemplos de fé para sua geração e para as gerações futuras.


ABEL – Podemos observar três coisas na vida de Abel.

Em Abel se cumpria o que disse Jesus à mulher Samaritana. “Os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade” (Jo 4.23,24).


O texto bíblico de Hebreus 11.4 diz que pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho de seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala.


O texto diz que Abel ofereceu melhor sacrifício do que Caim.

Ele ofereceu pela fé em Deus. Pela fé, ele adentrou a mais profunda realidade espiritual e interior do sacrifício ao Deus invisível e alcançou testemunho de que era justo.


Caim foi rejeitado porque a sua vida era espiritual e moralmente deficiente (Gn 4.3-7).

Abel mostrou muito cedo íntima relação entre a retidão e a fé.

Sua adoração agradou a Deus porque ele vivia e agia pela fé, como homem justo (Hb 11.4, 10.38; Hc 2.4). “Mas o justo viverá da fé”.


Abel morreu como o primeiro mártir profético da história.

Seu testemunho duradouro passou por sucessivas gerações e ainda hoje fala da vida de fé que agrada a Deus.

Para que desta geração seja requerido o sangue de todos os profetas que desde a fundação do mundo foi derramado. Desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração” (Lc 11.50.51 ).


ENOQUE – Em Enoque encontramos o testemunho de fé de um homem que nunca morreu. Mas que foi trasladado para não ver a morte.

Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte e não foi achado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus” (Hb 11.5).


A palavra chave no texto citado não é arrebatamento. Mas, ter agradado a Deus.

O texto hebraico em Gênesis, por duas vezes declara que Enoque andava com Deus.

Isto fala de uma íntima comunhão com Jeová (Gn 5.22, 24).


O escritor do Gênesis aplica a todos nós o padrão da fé que estava em ação na vida de Enoque “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6).


Cheguemo-nos com verdadeiro coração, e inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa” (Hb 10.22).

Enoque foi fiel a Deus em todos os seus caminhos, mesmo vivendo em meio a uma geração excessivamente ímpia e corrupta.

Judas nos mostra qual era a sua pregação:

E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo:

Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos, para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade que impiamente cometeram e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele” (Judas v. 14,15).


NOÉ – Cada homem de Deus tem uma característica que lhe é peculiar.

O exemplo de Noé ilustra a disposição que a fé traz para se crê naquilo que Deus disse, arriscando sua própria reputação e o futuro.


Pela fé Noé creu na advertência de Deus a respeito das coisas que ainda não se viam. Quando Deus falou a Noé sobre os eventos futuros, o Senhor ordenou-lhe que fizesse algo nunca dantes feito, a fim de salvar sua família do julgamento sem precedente.


Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam temeu e, para salvação da sua família preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé”- Hb 11.7 e Gn 6.13-22.

No texto podemos observar quatro realizações da vida de Noé:


Primeiro – Ele creu na mensagem de Deus e temeu. E assim construiu a arca.

A palavra temor nesse contexto representa uma submissão reverente e total a Deus (Hb 11.7).

O texto do Gênesis diz que ele fez como o Senhor lhe ordenara (Gn 7.5).

As primeiras ações de Noé demonstra a fé individual. Noé não tinha apenas uma fé individual. Sua fé tinha também uma dimensão coletiva.

Sua fé era efetiva. Não só individual. Mas a favor da família (Gn 7.7; Hb 11.7).

Noé creu e agiu de acordo com a vontade de Deus. E ao construir a arca sua fé se uniu à realidade da Palavra de Deus e tornou-se a prova das coisas que se não vêem.

Assim salvou a sua família.

Segundo – Com sua fé inabalável em Deus, Noé também condenou o mundo.

O apóstolo Pedro em sua segunda carta o descreve como um pregoeeiro da justiça (2 Pe 2.5). E ao construir a arca ele confrontou sua geração com a mensagem de Deus (Gn 6.9, Ez 14.14,20).

O apóstolo Paulo se refere à sua própria vida e testemunho do seguinte modo:

Por que para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente, cheiro de morte para morte; mas, para aqueles cheiro de vida para a vida” (2 Co 2.15,16).


Terceiro – De igual modo, para aqueles que estavam sendo salvos a fé de Noé era a salvação e a vida. Mas para aqueles que estavam perecendo sua fé era a condenação e a morte.

Porém, quando as águas do dilúvio vieram, foram para alguns, o meio de salvação (1 Pe 3.20,21).

Mas as mesmas águas eram a condenação da incredulidade do mundo e o meio de sua destruição. Vemos então os dois elementos da fé registrados em Hebreus 11.1.

Embora ninguém tenha ouvido falar de um dilúvio e Noé fosse desprezado por seus contemporâneos por manter tal convicção, ele tinha a certeza de que o que Deus havia prometido aconteceria (Hb 11.1a).

E estava certo das coisas ainda não vistas (Hb 11.1b).


Por fim – A última realização de Noé é que ele foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé. Noé foi o primeiro homem explicitamente, chamado de justo no Antigo Testamento, (Gn 7.1).

Ele respondeu a Deus com uma medida completa de fé ao crê naquilo que Deus disse e agindo de acordo com a ordem divina.

E tornou-se herdeiro da justiça que é segundo a fé.

Isto significa que aqueles que respondem a Deus com a fé que Noé demonstrou partilharão com ele a justiça que Deus concede às pessoas de fé.

Jesus o Filho de Deus foi constituído por Deus herdeiro de tudo (Hb 1.2).

E todos nós que cremos nele somos descritos como os herdeiros das promessas (Hb 6.12).

E da justiça que vem pela fé .

Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam” (Hb 11.6).


CONCLUSÃO

A vida terrena de Jesus é o exemplo supremo do incentivo à fé. A fé perseverante.

Como um corredor fixa seu olhar na meta, nós também devemos fixar nossos olhos em Jesus como nosso referencial.

Se fixarmos nossos olhos nos problemas, nas pessoas ou nas circunstâncias, tropeçaremos ou afundaremos como aconteceu com Pedro, que desviou seu olhar de Jesus passando a contemplar o vento e as ondas quando caminhou sobre as águas (Mt 14.28-31).

Fixando nossos olhos em Jesus somos ancorados na fé e progressivamente nos transformamos, tornando-nos semelhantes a ele (2 Co 3.18; 4.16-18; Fp 3.12,13).

Mas Jesus não é somente o objeto de nossa visão da fé.

Ele é também seu autor e consumador (Hb 12.2).