quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Missões no Coração de Deus


INTRODUÇÃO:

1. O amor de Deus ao ser humano, tem feito Ele sempre tomar a iniciativa de vir ao encontro do homem. Missões nada mais é do que Deus sair ao encontro do homem para lhe abençoar com as bênçãos de sua Palavra.

2. A palavra "missões", vem do latim "missio", que quer dizer "envio". No N.T., temos duas palavras que querem dizer "envio": "Apostoléo" e "pempu".

3. Deus vocaciona e envia. Deus tem seu coração em missões. Vejamos "Três Razões, Pelas Quais Deus Promove Missões":

I - MISSÕES EM ABRAÃO

GN 12.1-3, "1 Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra".

1. Vamos analisar primeiramente os acontecimentos anteriores à chamada de Abraão:

a. O juízo sobre Adão e a sua expulsão do Paraíso,

b. O dilúvio, Juízo sobre a raça como um todo,

c. Aliança com Noé, Gn 9.8-13, "8 E falou Deus a Noé e a seus filhos com ele, dizendo: 9 E eu, eis que estabeleço a minha aliança convosco e com a vossa descendência depois de vós. 10 E com toda a alma vivente, que convosco está, de aves, de gado, e de todo o animal da terra convosco; com todos que saíram da arca, até todo o animal da terra. 11 E eu convosco estabeleço a minha aliança, que não será mais destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a terra. 12 E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas. 13 O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra".

d. A Torre de Babel, mais uma geração que se corrompe.

e. Cria-se o "Mundo das Nações".

2. A chamada de Abraão propriamente dita:

a. Era natural de Ur na Caldéia, morava em Harã.

b. Seu chamado é o começo da restauração, da unidade humana perdida e da comunhão rompida com Deus.

c. Sua escolha seria uma benção para o mundo.

d. Através de Abraão, Deus formou o povo de Israel, e através de Israel, as nações deveriam ser abençoadas.

e. Israel falhou. De setenta pessoas, formou-se um povo numeroso no Egito, Êx 1.7-10, "7 E os filhos de Israel frutificaram, aumentaram muito, e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles. 8 E levantou-se um novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José; 9 O qual disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é muito, e mais poderoso do que nós. 10 Eia, usemos de sabedoria para com eles, para que não se multipliquem, e aconteça que, vindo guerra, eles também se ajuntem com os nossos inimigos, e pelejem contra nós, e subam da terra".

f. O Êxodo e o pacto.

g. A violação do pacto, Jz 2.10, "E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel".

h. Na época dos Juizes, a situação piora.

i. Período do reinado e a Cisão entre Roboão e Jeroboão.

j. Exílio. O Reino do Norte foi conquistado pelos Assírios em 721 a.C., e o Reino do Sul foi conquistado pelos babilônicos em 686 a.C.

k. Israel falhou em todos os pontos.

II - MISSÕES EM JESUS CRISTO

1. Nascimento de Cristo:

a. Toda a história israelita estava envolvida numa figura profética, "O Messias", Is 9.6-7, "6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 7 Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto".

b. Inaugura-se um novo tempo, Mc 1.15, "E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho" - "Mensagem pregada por Cristo".

c. Sua Tarefa:

c.1. Lc 4.18, "O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração".

c.2. Mt 9.35, "E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo".

d. Sua consciência de ter sido enviado por Deus, Jo 4.34, "Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra".

e. O estabelecimento da Igreja, Mt 16.18, "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela".

2. O palco estava armado!

III - MISSÕES NA IGREJA

1. Lembremo-nos da promessa feita a Abraão: "Em ti serão benditas todas as famílias da terra".

2. Jesus transmitiu o mandamento de missões à Igreja:

a. Mt 28.19, "Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo".

b. Mc 16.15, "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura".

c. Jo 20.21, "Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós".

3. O preparo aos discípulos para que o mandamento pudesse ser cumprido:

a. Lc 24.49, "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder".

b. At 1.8, "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra".

c. At 2.1-4, "1 E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; 2 E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. 3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. 4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem".

4. Cumprimento do mandamento:

a. At 8.4, "Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra".

b. At 13.1-3, "1 E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo. 2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3 Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram".

CONCLUSÃO:

1. I Pe 2.9, "Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".

2. Vamos delegar nossa responsabilidade. Não foi a Igreja "toda" de Antioquia que foi para o campo, mas aqueles que foram chamados especialmente pelo Espírito Santo de Deus.

3. Grandes são as necessidades do campo!