quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Sabia que os Estados Unidos planejaram explodir uma bomba atômica na lua

Projeto A119

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvem de cogumelo da explosão atômica sobre Hiroshima, 1945. O objetivo do Projeto A119 era detonar uma bomba de potência similar contra a superfície da Lua

Projeto A119 ou "Um Estudo de Voos Lunares Investigativos" foi um plano ultra-secreto desenvolvido no final da década de 1950 pela Força Aérea dos Estados Unidos com a intenção de detonar uma bomba nuclear na Lua. Presume-se que a finalidade de tal ato seria demonstrar a superioridade dos Estados Unidos em relação à União Soviética e ao restante do mundo durante a Guerra Fria.

Todos os detalhes sobre a natureza dos estudos vieram do executivo aposentado da NASA, dr. Leonard Reiffel, que liderou o projeto em 1958 em uma fundação de pesquisa financiada pelo Exército dos Estados Unidos. Um jovem Carl Sagan integrou a equipe responsável por investigar os efeitos teóricos de uma explosão nuclear sob baixa gravidade. Ele acabaria revelando sua participação no plano secreto ao tentar um financiamento estudantil em 1959.

O projeto A119 jamais foi colocado em prática, provavelmente devido ao fato de que um pouso na lua seria muito mais aceitável aos olhos da população americana. Os documentos permaneceram secretos por praticamente 45 anos e mesmo com sua revelação no começo da década de 2000, o governo dos Estados Unidos nunca reconheceu oficialmente seu envolvimento no estudo.

Índice

[esconder]