sábado, 13 de novembro de 2010

A Palavra do Pastor: Terremotos


Terremoto ou sismo são tremores bruscos e passageiros que acontecem na superfície da Terra causados por choques subterrâneos de placas rochosas da crosta terrestre a 300m abaixo do solo. Outros motivos considerados são deslocamentos de gases (principalmente metano) e atividades vulcânicas. Existem dois tipos de sismos: Os de origem natural e os induzidos.

A maioria dos sismos são de origem natural da Terra, chamados de sismos tectônicos. A força das placas tectônicas desliza sobre a astenosfera podendo afastar-se, colidir ou deslizar-se uma pela outra. Com essas forças as rochas vão se alterando até seu ponto de elasticidade, após isso as rochas começam a se romper e libera uma energia acumulada durante o processo de elasticidade. A energia é liberada através de ondas sísmicas pela superfície e interior da Terra.

Calcula-se que 10% ou menos da energia de um sismo se reproduz por ondas sísmicas. Existem também sismos induzidos, que são compatíveis à ação antrópica. Originam-se de explosões, extração de minérios, de água ou fósseis, ou até mesmo por queda de edifícios; mas apresentam magnitudes bastante inferiores dos terremotos tectônicos.

As conseqüências de um terremoto são:
• Vibração do solo,
• Abertura de falhas,
• Deslizamento de terra,
• Tsunamis,
• Mudanças na rotação da Terra.

Além de efeitos prejudiciais ao homem como ferimentos, morte, prejuízos financeiros e sociais, desabamento de construções etc. As regiões mais sujeitas a terremotos são regiões próximas às placas tectônicas como o oeste da América do Sul onde está localizada a placa de Nazca e a placa Sul-Americana; e nas regiões em que se forma novas placas como no oceano Pacífico onde se localiza o Cinturão de Fogo. O comprimento de uma falha causada por um terremoto pode variar de centímetros a milhões de quilômetros como, por exemplo, a falha de San Andreas na Califórnia, Estados Unidos.

Só nos Estados Unidos acontecem cerca de 13 mil terremotos por ano que variam de aproximadamente 18 grandes terremotos e um terremoto gigante sendo que os demais são leves ou até mesmo despercebidos.
A escala mais usada para medir a grandeza dos terremotos é a do sismólogo Charles Francis Richter. Sua escala varia de 0 a 9 graus e calcula a energia liberada pelos tremores. Outra escala muito usada é a Mercalli-Sieberg, que mede os terremotos pela extensão dos danos. Essa escala se divide em 12 categorias de acordo com sua intensidade.

As vezes acontecem em nossas vidas verdadeiros terromotos que podem abalar as nossas extruturas, como: a perda de um enti querido ou algo que a gente ache importante, a descorberta de uma traição, ser demitido ou perder o emprego, um projeto que não deu certo e etc... Existe uma serie de coisas que durante a nossa existencia aqui na terra, que são verdadeiros terremotos que vem para levar-nos a destruição. A bíblia nos aconselha a confiar no senhor, no salmo 125:01-02 está escristo: 01 Os que confiam no SENHOR serão como o monte de Sião, que não se abala, mas permanece para sempre. 02 Assim como estão os montes à roda de Jerusalém, assim o SENHOR está em volta do seu povo desde agora e para sempre. Quando se confia no Senhor verdadeiramente, mesmo em meio a "terremotos", o crente não será abalado, visto que ao seu lado está o Senhor que nos fortacele e firma os nossos passos, de maneira tal que mesmo em meio a dificuldades e provrações, permaneceremos de pé, glorificando a Deus e servindo a ele com alegria. Confie no Senhor e você será inabalável. Um dos exemplos na bíblia de confiança no Senhor é o de Jó, e este era homem sincero, reto e temente a Deus, e desviava-se do mal.
Jó tinha sete filhos e três filhas, e era seu gado de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas jumentas, e era também muitas pessoas que lhe servia de maneira que Jó era o homem mais rico do Oriente.
E em um belo dia, veio os filhos de Deus se apresentar perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.
Então o Senhor perguntou a Satanás de onde ele vinha, ele respondeu que estava de redor a terra e passeando por ela.
Então Deus perguntou a ele se ele já havia observado Jó, porque para Deus não havia na terra homem semelhante á ele, homem sincero, reto e temente á Deus que se desviava do mal.
Então Satanás disse para o Senhor, que se porventura Jó não tivesse as riquezas que tem, a família que tem e os animais que criara com certeza Jó não seria temente ao Senhor. E disse ainda ao Senhor, para que o Senhor retirasse tudo o quento Jó tem e conserteza Jó blasfemária contra Deus.
Então o Senhor disse á Satanás que tocasse em tudo o que ele tem, somente não autorizou o Senhor tocar em Jó, e o Satanás se foi.
Então o Senhor permitiu e tocou nos filhos de Jó, e todos morreram em um vendaval que veio, depois seus animais foram consumidos pelo fogo que caía do céu, seus servos moreram e Jó em nenhum momento blasfemou contra Deus.
Jó ficou pobre sem nada e sua esposa enlouquecida porque mesmo assim Jó continuava temente a Deus, disse a Jó:
_Amaldiçoa seu Deus e morra e se foi.
Jó estava só, e mesmo assim adorava ao Senhor.
Foi aí então que Satanás pediu permissão á Deus para tocar em Jó, Deus disse a ele que poderia mais não tocasse na alma de Jó.
Satanás queria provar para Deus que Jó só era sincero, reto e temente á Deus por tudo o que ele tinha e se fosse retirado tudo de Jó, ele se rebelaria contra Deus.
Então o Senhor permitiu e colocou lepra em todo o corpo de Jó, doia muito, que Jó se coçava com os cacos das telhas.
Mesmo assim, Jó sem família, sem esposa, sem os filhos, sem os servos, sem riqueza alguma e ainda com lepra, ele sim era o homem mais temente á Deus que havia na Terra e continuava confiando no Senhor.
Vendo Satanás que não conseguiu provar o contrário sobre Jó à Deus se irou mais ainda.
Passado todo o tempo da tormenta na vida de Jó, Deus lhe recompensou, e deu à Jó o dobro da prosperidade que antes tinha.
E Deus virou o cativeiro de Jó enquanto ele horava e deu-lhe o dobro de toda a riqueza que tinha, e vieram todos os que lhe conhecia juntamente de seus irmãos e irmãs e comeram com ele pão em sua casa e consolaram de todo o mal lhe havia acontecido e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e cada um um pendente de ouro, e assim abençoou o último estado de Jó mais do que o primeiro porque teve quatorze mil ovelhas, seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas, também teve sete filhos e três filhas, e em toda a terra não acharam mulheres mais formosas como as filhas de Jó.
E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos , e viu aos seus filhos, e aos filhos de seus filhos até a sua quarta geração.
Então morreu Jó, velho e farto de dias. Jó foi um homem de Deus que sofreu com um verdadeiro "terremoto" que sobreveio sobre ele e sua casa mas ele continuou firme no Senhor e não abadonou a Deus, Jó possuia uma Fé inabalável em Deus, esta é a fé que devemos ter, uma fé inabálavel que mesmo em meio a "terremotos" não é destruida.