segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Sabia que o Mar de Azov , embora cubra uma área de mais de 37 mil km², possui profundidade máxima de apenas 14 metros?

Mar de Azov

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Mar de Azov ligado pelo Estreito de Kerch ao Mar Negro.

O Mar de Azov (Azovskoye More) é uma pequena região ao norte do Mar Negro, ligado a ele pelo Estreito de Kerch. Tem ao norte a Ucrânia, a leste a Rússia (incluindo a península de Taman) e ao oeste a península da Crimeia. Na Grécia Antiga era conhecido como Lagoa Meótida.

O mar tem 340 km de comprimento e 135 km de largura, com uma área de 37 555 km². Os principais rios a desaguarem no mar são o rio Don e o rio Kuban; eles garantem que as águas do mar tenham um teor salino baixo, e também transportam vastos volumes de sedimentos ao mar. O mar de Azov é o mais raso mar da Terra, com uma profundidade máxima de 14 metros;[1] na verdade, onde o sedimento se depositou, como no Golfo de Taganrog, a profundidade média é de menos de 1 metro. A corrente principal no Mar de Azov é uma corrente anti-horária; as marés são variáveis, mas podem atingir 5 metros. No inverno, extensas porções do mar gelam.

Mar de Azov no inverno

Portos principais

Os principais portos são Berdyansk, Mariupol, Rostov-na-Donu, Taganrog e Yeysk. Dois canais entram no mar: o canal Volga-Don e a ligação para o Mar Cáspio através do canal Manych. O mar tem um número significativo de pontos de pesca e tem sido explorado pelo gás e pelo petróleo.

Historicamente, o mar de Azov tem uma grande variedade de vida marítima, com mais de 80 espécies de peixes identificadas, assim como 300 variedades de invertebrados. A diversidade e a quantidade vêm sendo reduzidas pelo excesso de pesca e pelo excessivo nível de poluição.