sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Palavra do Pastor: O Senhor é o meu Pastor




FALTOU-LHES ALGO?

Davi expressa alegremente no Salmo 23 que " o Senhor é o meu Pastor; nada me faltará." Trata-se, em português, de duas sentenças, pois há 2 verbos que distinguem 2 ações. Uma está ligada à outra, e podemos até mesmo concluir que uma é conseqüência da outra: se o Senhor é meu pastor, então nada me faltará. Ou, nada me faltará, pois o Senhor é o meu Pastor.
Lembra-se quando Jesus mandou seus discípulos partirem, e nada levarem? Nem 2 túnicas, nem 2 bolsas, nem 2 alforjes, nem duas porções de alimentos, absolutamente nada. Sabemos que eles foram, fizeram o que tinham que fazer, voltaram, e a pergunta do Senhor foi: - faltou-lhes algo?

Antes de continuar, eu lhe peço refletir de uma forma geral - algo lhe falta? Algo de que realmente precisa? Claro que não me refiro a dificuldades temporárias, ou àquilo que certamente contribuirá para sua edificação, mas sim de algo imprescindível, necessário, que todo servo de Deus tem que ter, e você sabe que lhe falta.

A ovelha, na presença do Pastor, goza de proteção e saúde. Tem alimento, e descanso. Repousa tranqüila, e é levada a águas calmas. Quando é ferida, é curada; quando o lobo vem, é protegida; sente e recebe o carinho do Pastor. Para ela, o amanhã é um dia que não existe, e o ontem também já passou.

Falta-lhe algo? Sente-se mal? Sente-se desprotegido? Tem medo do amanhã? O ocorrido de ontem ainda lhe causa dissabores? Tudo acontece de errado?

A resposta a estas perguntas tem um vínculo com o seu Pastor: - quem é ele? Pense bem: Davi identificou um Pastor, e afirmou que nada lhe faltava!

A PORTA

No capítulo X de São João Jesus declara que Ele é a porta do curral das ovelhas, e da forma que Ele fala, esta porta corresponde ao acesso dos pastores ao curral das ovelhas (versículo 2). Aqueles que não entram por ela, são ladrões e salteadores, mas o que entra pela porta é o pastor das ovelhas. Entenda: a ênfase não é "para as ovelhas" mas para o "pastor ter acesso às ovelhas". Mais: nesta porta há um porteiro, que reconhece o pastor, e abre a porta para ele. Se não for o pastor, a porta não será aberta. É impressionante ver Jesus aplicar a figura da porta a si mesmo: " Eu sou a porta" (versículo 6).

Observe que a porta tem duas funções importantes - ela admite, ou ela exclui. Ela é fechada após abrir-se para alguém que é bem vindo, e também é fechada para alguém que não é bem vindo, cuja companhia não é desejada. Lembra-se das 10 virgens? Havia uma porta, que de acordo com Mateus, 25:10 - foi fechada para todas elas. As cinco prudentes, permaneceram dentro, e as demais, sequer puderam atravessá-la.
Jesus é a Porta, e quando entramos nela, encontramos salvação. É somente através desta porta, que temos acesso ao Pai. A figura desta porta faz um paralelo com a porta estreita, e com o caminho apertado, de Mateus, 7:13,14. Nós não temos possibilidade de alargar a porta, ou tornar mais espaçoso o caminho - temos que andar por ele.

Muitas coisas têm impedido os homens de encontrar esta Porta - vícios, pecados, bebidas, gênio perverso, religiosos, demônios... Mas Jesus continua sendo a porta para todos aqueles outrora excluídos por todas estas coisas.

Um pastor, chamado Campbell Morgan, ilustra freqüentemente a figura da porta, utilizando um fato ocorrido quando foi visitar o Velho Oeste americano com um teólogo, Dr. George Smith. Ao observar um grande muro, com uma única passagem, este perguntara a um pastor que estava próximo do lugar - aquele é o curral das ovelhas?
- Sim, respondeu. - Eu vejo apenas um caminho para lá! - Sim, e ali está a porta, falou o pastor apontando para uma única passagem no meio do muro. - Mas eu não vejo a porta, disse o pastor. - Oh! Eu sou a porta, respondeu mais uma vez o pastor. Eu durmo atravessado naquele portão.
O teólogo intrigou-se e perguntou ao pastor o que o fazia considerar-se a porta do curral das ovelhas. - Ora, quando as ovelhas entram no curral, eu me deito na entrada, e nenhuma delas poderá sair, sem passar por cima do meu corpo. Da mesma forma, nenhum lobo poderá entrar lá, sem passar por cima do meu corpo também.

E não é somente o lobo que busca matar as ovelhas. Davi disse ter matado com suas próprias mãos o leão, e o urso, que ousaram atacar as ovelhas de seu rebanho. Não tenha dúvidas, se você tem um bom pastor, ele dará a vida por você, e é impossível que a ovelha seja atacada, sem ter matado primeiro o pastor.

Você pode entender porque Jesus disse que é a Porta? Você não poderá sair e perder-se, sem passar por cima d'Ele, e ninguém poderá vir atacá-lo, sem passar também por Ele!

Que riqueza espiritual nos traz esta ilustração! No capítulo 17 de São João, Jesus disse que não perdeu "nenhum daqueles que me deste".
Sendo a Porta, o próprio Jesus preserva e protege suas ovelhas, e elas podem entrar e sair, e encontrar pastagens. Entrar e sair! Entrar pela porta é encontrar a salvação, e sustento. Entrar e sair é uma expressão freqüentemente utilizada na Bíblia para designar "uso livre da casa", de onde alguém vem ou vai sem cerimônia alguma, porque pertence à família da casa, é conhecido de todos, e abriga-se naquele lugar. Em Deuteronômio 28:6 está escrito - Bendito serás ao entrares, bendito serás ao saíres! Porque a casa é sua, você faz parte dela! Entrar significa a liberdade de satisfazer a necessidade de repouso e de segurança. Sair sugere a liberdade de satisfazer a necessidade de sair, de ser livre, de buscar alimentos, de buscar pastagens.

Se Jesus é a porta, de que lado você se encontra? Do lado de dentro ou do lado de fora? Você está inserido no projeto de Deus, ou encontra-se só? Você está com Cristo, ou sem Cristo? Está salvo, ou está perdido?

Meu amigo, Jesus é o bom Pastor, e Ele diz "minhas ovelhas". Observe o pronome possessivo! Ele diz ainda: - tenho outras ovelhas, que não são deste aprisco - pode estar se referindo exatamente a você! Este " tenho" é um verbo possessivo, e quer dizer que as ovelhas são d'Ele!.
Ele diz - " Eu conheço minhas ovelhas, e sou conhecido delas". Pastores das montanhas distinguem uma ovelha entre muitas, mas se você é do Senhor, significa dizer que Ele sabe quem você é, conhece seu endereço, visita sua casa, conhece o trajeto de seu trabalho - Ele te conhece! Este conhecimento é mútuo, e a expressão designa uma comunhão profunda entre ambos - Pastor e ovelha. Este conhecer não significa de forma alguma distinguir entre uma pessoa e outra - trata-se de saber os defeitos, conhecer os gostos, os sabores, o temperamento!
O Pastor lidera as ovelhas, e elas o seguem. Não é como seu cachorro, que se adianta quando você o leva a passear. Corre à sua frente e desaparece na esquina, ou escapa de seu portão sempre que o abre. A ovelha anda atrás do Pastor, e caminha em seus passos.
O Pastor vem para dar vida abundante às ovelhas, e também para dar a sua vida por elas.