sábado, 4 de dezembro de 2010

O PODER TRANSFORMADOR DO EVANGELHO


Texto- Romanos 1:16- João 3:1-21

O PODER TRANSFORMADOR DO EVANGELHO

Introdução- O texto que lemos nos apresenta mais uma história que podemos tomar como exemplo de como Deus busca incansavelmente transformar a vida do homem não importando quem ele seja ou em até que ponto ele esteja distante dos padrões Divinos . Vejamos:

1- Quem é Nicodemos (vs 01) “…fariseu…um dos principais da sinagoga“. Homem que se destacava por extremo zelo pelo cumprimento da lei (pequena porção do V.T que temos hoje) costumes morais rígidos.O principal dogma da fé de Nicodemos era que a salvação poderia ser conquistada através de esforço próprio e através de comportamento moral irrepreensível .

I- O PODER DE DEUS SE MANIFESTA LEVANDO O HOMEM A BUSCA DA QUESTÃO BASICA DE TODO HOMEM (João 3:2)
>Nicodemos muito provavelmente não queria se comprometer ao procurar Jesus, por isso foi procurá-lo à noite, embora não fosse direto ao ponto,Jesus revela sua verdadeira necessidade através de sua resposta Vs 02
>Nicodemos vai ao encontro de Jesus procurando resposta para a questão básica de todo homem “ como entrar no reino de Deus? “ ou como “ser salvo ? “. Nicodemos não se sentia seguro quanto a essa questão básica , apesar de sua religiosidade não sentia-se aceito por Deus como filho amado. Todo seu esforço através da religião não foi suficiente dar a ele a certeza da vida eterna nos céus. Na verdade ele está religiosamente perdido dentro da igreja .

II- O PODER DE DEUS SE MANIFESTA CONFRONTANDO FORTALEZAS
>Muito provavelmente o orgulho, o sentimento de auto-suficiência eram “fortalezas” que foram se erguendo no coração de Nicodemos mantendo-o preso ao pecado de viver uma vida independente de Deus.
>Mas o Deus que não se cansa de procurar o homem manifesta seu poder confrontando este homem e o levando-o a uma transformação completa. Nicodemos foi confrontado com a verdade de Deus.“Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus“
>A vida de Nicodemos não estava fundamentada na verdade de Deus e sim na mentira diabólica de que o céu pode ser alcançado por méritos ou esforços do homem. A verdade é “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.“ Ef. 2:8,9

III- O PODER DE DEUS SE MANIFESTA MOSTRANDO AO HOMEM O VERDADEIRO CAMINHO (João 3:5) “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus “
>“nascer da água“ refere-se ao arrependimento pregado enfaticamente por João Batista como condição para ser salvo. O arrependimento advém da consciência de que somos pecadores e não podemos nos salvarmos sozinhos. O arrependimento também se manifesta na fé de que somente por meio de Jesus Cristo podemos ser salvos. “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus “ Rom.3:23
> “nascer do Espírito“ somente o Espírito Santo pode gerar vida espiritual em nós. A obra de transformação é feita pelo Espírito Santo. (Ler Tito 3:5,6 ).

Conclusão- Assim como foi com Nicodemos também pode acontecer conosco. A crise pode ser permitida por Deus para nos levar ao conhecimento mais profundo de Jesus. Devemos compreender que somente ter uma igreja não basta . É preciso nos arrependermos de nossos pecados e confiarmos somente em Jesus para nossa salvação.

Aplicação- O que a mensagem deste texto fala mais profundamente ao seu coração ? Você poderia compartilhar o momento em sua vida em que você se entregou completamente nas mãos de Deus reconhecendo Jesus como seu único Salvador ?