sábado, 11 de dezembro de 2010

Podemos Ser Felizes


Introdução
a) Quando alguém lhe pergunta se você é feliz, o que você diz? Para muitos, é fácil a primeira abordagem. Porém, se você parar para pensar, talvez tenha dificuldade em definir o que é ser feliz ou o que é felicidade?
b) Vamos meditar hoje em como podemos experimentar a felicidade que vem de Deus e a alegria que vai além das circunstâncias.

I – O QUE É A FELICIDADE?
1 - A felicidade vem por viver conforme o propósito de Deus.
a) Quando entendo e aceito que eu fui criado para desenvolver um relacionamento pessoal com Deus e para cuidar de todo o resto da criação de Deus: Sou feliz.. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; a imagem de Deus o criou. Então Deus os abençoou e disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a.“Gn.1:27,28.“ Criado a imagem de Deus o homem só encontra plena satisfação quando se relaciona com Deus. UMA VIDA COM SIGNIFICADO TRAZ FELICIDADE. Quando nós nos relacionamos com Deus e vivemos em harmonia com seus propósitos para as nossas vidas, somos felizes.

II - COMO VIVER FELIZ? Quais algumas das formas pelas quais podemos acessar a alegria e ser feliz?
1. Por Meio da Obediência. “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço.”
“ Tenho-vos dito estas coisas para o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.” João 15:10-11. Exemplo negativo de Davi que desobedeceu e perdeu a alegria da salvação. O Exemplo positivo de Paulo que por obedecer a Deus foi preso e foi capaz de dizer: Alegrai-vos sempre no Senhor, outra vez digo Alegrai-vos.
Quando seguimos a Cristo, mesmo passando por provações, podemos experimentar completa alegria.
2. Ao Estar na Presença de Deus. “Pois o puseste por benção para sempre e o encheste de gozo com a tua presença.” Salmo 21:6
a) Você já descobriu essa alegria? É muito difícil desenvolvermos essa lógica. Porém, quando passamos por uma enfermidade, somos envolvidos pela presença de Deus e experimentamos a alegria que surge diante da lógica. Não temos que esperar até que a crise nos force a parar e sentar para desfrutarmos da presença de Deus. Se tomarmos tempo, Ele promete satisfazer-nos com alegria.
b) Comece o dia escolhendo estar na presença de Deus. Declare seu amor por Jesus e peça a direção do Espírito Santo. Se escolhermos esse caminho, por mais provas que tivermos, teremos tranqüilidade para atravessá-las e experimentaremos a alegria que vai além das circunstâncias, porque Deus está no controle de nossa vida.
3. Por Meio da Meditação na Palavra de Deus. “Os teus testemunhos, recebi-os por legado perpétuo, porque me constituem o prazer do coração.” Salmo 119: 111 e 112.
a) Você encontra alegria na Palavra de Deus ou lê por dever? Essa é uma luta diária. Priorizar aquilo que tem a ver com a salvação e a eternidade não é algo fácil nesse tempo em que a pressão domina a nossa vida.
c) A oração é uma arma. Por exemplo, se você sabe que está se dirigindo a uma situação que fatalmente vai levá-lo ao descontentamento, ore antes de ir e peça proteção.
d) Se verdadeiramente separarmos tempo para a oração e meditação na Palavra de Deus, permitindo que ela se instale em nosso coração e nos transforme de dentro para fora, descobriremos a alegria duradoura!.
4. Mediante Recebimento do Conforto de Deus. “Nos muitos cuidados que dentro de mim se multiplicam, as tuas consolações me alegram a alma.” Sl 94: 19.
a) Como é bom saber que temos um Deus que conforta e que nos trata de maneira individual em todas as circunstâncias. “Ele sara os quebrantados de coração e liga-lhes as feridas.” Sal. 147:3. As relações entre Deus e cada pessoa são tão particulares e íntimas, como se não existisse nenhuma outra por quem Ele houvesse dado seu bem amado filho. Isto nos dignifica e nos valoriza profundamente.
5. Ao relembrar o que Deus tem feito. “Com efeito, grandes coisas fez o Senhor por nós; por isso, estamos alegres.” Salmo 126:3.
a) A alegria está intimamente relacionada com a gratidão: aquele senso de estar bem com tudo o que a gente tem. Quando compreendemos o quanto Deus nos tem dado, merecendo ou não, nos movemos para mais perto do que é ser feliz. Olhe ao seu redor. Por que não agradecer pelo carro que está funcionando, uma igreja para amar e trabalhar, uma boa saúde, filhos saudáveis, a habilidade de poder ver e ler a Palavra de Deus, o dom do sorriso, possibilidades que não tem fim.
6. Por Meio da perseverança. O que quer que ocorra, seja perseverante. Para aqueles que não desistem quando a situação fica difícil, Deus promete: “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo seus feixes.” (Sl 126: 5,6)
a) Perseverar é o segredo de qualquer vitória. Persevere quando suas orações forem atendidas. Persevere quando suas orações não forem atendidas. Persevere quando tudo estiver mal. Não podemos impedir todas as dificuldades, mas podemos escolher olhar para cima e atravessar as situações difíceis com Deus e cultivar a alegria que vem do alto.
Conclusão: Podemos ser felizes com Jesus, basta permitir e aceitar que Deus desenvolva em nós uma vida diferente e com mais significado!