Com 400 anos, ela foi achada em estante de igreja
Um dos últimos exemplares impressos em 1611 das Sagradas Escrituras, foi encontrada numa estante de uma igreja em Wiltshire, no Sul de Inglaterra. A Bíblia do rei James, publicada pela primeira vez em 1611, é uma tradução inglesa da Bíblia e acredita-se que influenciou a forma como o inglês é falado e escrito.A Bíblia foi encontrada por um grupo de moradores que queria conhecer a história da Igreja de São Lourenço, em Hilmarton, no condado de Wiltshire.
Geoff Procter, membro do conselho paroquial, explicou à BBC que a descoberta aconteceu quando investigavam a história daquela igreja. “A Bíblia sempre esteve numa estante na igreja. Isso já faziam 400 anos”, comentou.
Estima-se que existam menos de 200 bíblias originais da versão do rei James, impressas em 1611, e esta, agora encontrada, será uma delas. “Este é um documento tão importante para esta igreja e para a igreja inglesa no geral que decidimos investigar mais”, acrescentou.
A Bíblia foi “redescoberta” e identificada no início do século XIX e, desde então, tem sofrido avarias pelo passar do tempo e pelo manuseamento. Agora, a igreja pretende manter a Bíblia dentro de uma caixa de vidro.