sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Humildade de Jesus


A humildade é a essência da vida de Jesus. Se você quiser saber o que significa se tornar como Jesus, leia Filipenses, capítulo 2. Apesar de Jesus ser Deus e ter existido como Deus, no eterno passado, presente e futuro, houve um momento na história quando Ele se esvaziou de Si mesmo e a carne humana, nascido de uma virgem, concebido pelo Espírito Santo. Ele viveu nesta terra como um homem perfeito, santo, sem pecado e humilhou-Se ao ponto de obedecer até a morte. Deus, o glorioso, poderoso Deus, foi o criador do universo, o santo Deus, tornou-Se um homem como você e eu. Amigos, isto que é humildade. A essência da vida de Cristo é humildade. Quando Ele vem, Ele vem ao coração humilde.
Disse um certo físico "A humildade é algo estranho. O momento que você pensar que a adquiriu, é justamente quando você a perde."

Se você pensar que você é humilde, você provavelmente não é humilde. A humildade não é algo que você pode usar externamente. Esse era o problema dos escribas e fariseus. Eles ficavam nas esquinas, orando e tentando parecer humildes. Quando eles jejuavam, eles queriam que todos soubessem que eles estavam jejuando e eles tentavam fazer cara de humildes. A humildade não é algo exterior. A humildade é uma atitude interna do coração.

A humildade vem de ver Deus". Quando eu vejo Deus, o quão grande Ele é, quando eu O vejo em toda Sua majestade, todo Seu esplendor, todo Seu poder e toda Sua glória... Quando eu O contemplo por quem Ele é, eu vejo o quanto eu sou pequeno. Quando eu O vejo e vejo o quanto Ele é, o quão absolutamente puro Ele é, eu vejo o quanto eu sou pecador, e eu me jogo de joelhos, tal como Isaías, e clamo: "Ai de mim, que vou perecendo! Porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos!"

Em Mateus 21:1-11, vemos Jesus o Rei humilde entrando em Jeruzalém montado num jumentinho. Qualquer rei em qualquer época talvez não tivesse a mesma escolha que Jesus teve, de escolher um jumentinho, talvez outros reis naquela época escolhecem uma carruagem, e nos dias de hoje talvez uma Limousine, mas Jesus escolheu um Jumentinho, mas se ele quisece ele poderia ter entrado em Jeruzalém numa carruagem de fogo daquelas que apareceu vinda dos céus no momento em que Elias foi transladado. Grande é a Humildade de Jesus.

Hebreus 12 fala de fixarmos nossos olhos em Jesus, o autor e consumador da nossa fé. Isto está dentro do contexto de Hebreus, capítulo 11. Nesse capítulo, há um grande rol da fama, pois todos os grandes homens e mulheres de todos os tempos estão listados lá. Também fala de como eles confiaram em Deus e O buscaram. Pela fé, eles conquistaram; pela fé, eles venceram. Depois, o escritor diz: "... olhando firmemente para Jesus, autor e consumador da nossa fé".

Senhoras e senhores, quero lhes dizer o que a humildade é, o que a vitória é. É olhar para Jesus, o perfeito e santo Cordeiro de Deus. Quando você O vir, quando você O contemplar, não haverá lugar para orgulho ou arrogância. Você será quebrantado. Você vai dizer, com Paulo: "Na minha carne, não habita bem algum. Jesus, Tu és minha única esperança".